Site de comunicação interna dos alunos do curso de Especialização em Implantodontia da UningáSM.
terça-feira, 12 de abril de 2011
Exercício de Abril
No desenho esquemático podemos ver a instalação de dois implantes na arcada inferior para confecção de uma overdenture. Baseado nas dimensões de altura, que é o que o desenho nos proporciona, quero mais 3 opçõe de instalação de implantes na arcada inferior e suas respectivas próteses e 4 opções na arcada inferior. Quem tiver mais opções restauradoras...à vontade...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPodendo ser utilizados 3 implantes com dois clips;"barra clip" overdenture;
ResponderExcluir4 implantes prótese tipo protocolo parafusada acrlica ou cerâmica;
5 implantes, este 5 serve mais pela segurança, no caso, se existir a perda de 1 não comprometera toda a prótese tipo protocolo parafusada cerâmica.
abraço
acredito que esta protese que está aí é over com retentores tipo bola,em função da distância entre implantes.faria outra over colocando 1 ou 2 implantes,dependendo da curvatura mandibular e conexão tipo barras.2-protocolo inf colocando mais 2 ou 3 implantes,sendo 1 na linha média,se assim espaço m-d permitir.3-pós forame mentoniano se altura me permitir colocar 1 straumann de 6mm no lado esquerdo e faria protocolo também.
ResponderExcluirObservação 1 - É importante em uma reabilitação utilizar somente 1 tipo de implante. Evitar de usar Neodent nos anteriores e Straumann nos posteriores, por exemplo. Não é um erro crasso, mas dev evitar.
ResponderExcluirParticamente solucionamos o inferior:
ResponderExcluir- Over com 2 implantes
- Barra clipe com 3 implantes
- Protocolo com 4 ou 5 implantes
Vejam bem, o quinto implante na região entre foramens só pode ser colocado se houver espaço para acomodar os implantes.
Quero mais uma solução ainda para o inferior e as respostas para a arcada superior.
Inferior:
ResponderExcluir-over com 2 implantes
- barra-clipe com 3 implantes
- protocolo com 4 implantes, ainda podendo estar os 2 distais inclinados se houver necessidade de diminuir o contilever
Superior: Eu extrairia os centrais em qualquer situação, pois pela perda dentária e óssea apresentada pode-se supor que estes 2 elementos estejam ou muito danificados e/ou fora de posição.
1) 4 implantes anteriore e 2 posteriores ancorados no tuber/pterigoide e protese com encaixe tipo MK1
2) Técnica do All on 4 (parece que podem ser bem inclinados os distais) e protocolo
3)4 implantes anteriores e masi 2 ou 3 posteriores com sinus lift ou summers para protocolo.
4) enxerto em bloco no seio, ou colocação de implantes curtos posteriores com summers e colocação de implantes na regiao do 22 e 12 ( 11 e 21 ponticos) 13/23, 15/16/25/26 (segmento com pontico no 14 e 24 e 25/15 e 26/16 unidos. talvez eu nao colocasse os segundos molares ja que a reabilitação inferior tb é total.Poderia-se ainda executar a colocação de oito implantes como mais ou menos como no exercício passado.
5- Pode ser feio tb a colocação de 4 implantes e a confecção de uma barra-clipe, seria bem interessante se a inferior tb fosse móvel.
Abraço todos.
Na arcada superior pode-se preceder a extração dos dois dentes e:
ResponderExcluir-colocação de 2 implantes retos na região anterior e 2 implantes inclinados na região posterior(All on four) e confecção de protocolo superior.
-colocação de 2 implantes na região anterior e 2 zigomaticos e protocolo.
-Sinus lift bilateral e inserção de 6 ou 8 implantes e colocação de protocolo ou protese segmentada. pode fazer summers ou se tiver altura disponível usar implantes curtos.
-colocaçõa de 4 implnates anteriores e 2 com ancoragem tuber -peteóide. protese tipo protocolo , MK1 ou overdenture
na arcada inferior:
- Over com 2 implantes
- Barra clipe com 3 implantes
- Protocolo com 4 ou 5 implantes e vou pensar a outra possiblidade...
abraços
Bom dia Pessoal!!
ResponderExcluirBom na arcada inferior utilizaria implantes straumann devido a complexidade do caso.
-Over denture com dois implantes.
-Barra clipe com 3 implantes.
-Protocolo com 4 e no caso dos 2 mais distais estes inclinados com o intuito de diminuir o cantilever.
Arcada Superior:
- Exodontia dos incisivos superiores.
1) Instalação de 7 implantes dispondo os 6 de forma mais harmônica possível e o sétimo na região de tuber/pterigóide,este sétimo por uma questão de segurança, e instalação de prótese tipo híbrida.
2) Técnica do all on 4 seguido de protocolo superior.
3) 4 implantes instalados na região anterior e dois implantes na região posterior,estes posteriores implantes curtos , nenhum implante inclinado.Implantes straumann para ter uma melhor previsibilidade do caso.Prótese do tipo protocolo.
4) Instalação de 4 implantes e realização e prótese tipo barra-clipe.
5) Instalação de 8 implantes nas regiões do 12 e 22 (11 e 21 ponticos) 13 e 23, 14 e 24, 16 e 26 (pontico no 15 e 25) implantes tipo straumann e os posteriores implantes curtos.Confecção de PPF segmentadas.
Abraço e boa páscoa!!
Bom, como as opções de tratamento estão se repetindo em todos os posts, eu não vejo outra alternativa além das já mencionadas.
ResponderExcluirMas a minha primeira opção seria 4 implantes inferiores e exodontia dos dois centrais superiores para posterior instalação de 6 implantes, com protocolos de acrílico convencionais em ambos, reestabelecendo a dimensão vertical do paciente.
Caso o paciente tivesse alguma complicação que dificultasse a higienização dos protocolos, manteria os 2 implantes inferiores para confecção de uma over com barra-clip e, na arcada superior, instalação de 4 implantes também com over barra-clip.
Abraço!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPessoal, vou colocar algumas observações a respeito dos comentários:
ResponderExcluir- Concordo com o Everton que o planejamento inferior foi para utilização de ball attachment (bola) pois os implantes estão mais distais e a barra sairia no meio da língua.
- Não há a necessidade de colocação de implante curto em posterior de mandíbula sendo que temos boa altura entre os forames mentuais para a colocação de 4 implantes longos para a sustentação de uma prótese fixa, tendo assim o tipo de trabalho mais previsível em implantodontia, não há o que se discutir sobre isso.
- A técnica de enxerto em bloco no seio maxilar é viável mas não é tão bem documentada como o enxerto particulado, seja autógeno ou com biomateriais.
- A indicação do tipo de prótese superior vai depender das características clínicas que vocês devem citar melhor.
- A prótese removível com sistema de encaixe MK1 (híbrida) é uma prótese utilizada para funcionar como uma prótese fixa porém dando suporte labial que a prótese tipo protocolo não dá, e devendo ser removida para a higiene. Para esse tipo de prótese não há a necessidade de implantes na região de túber/pterigóide, como citado por alguns, os implantes são colocados da mesma forma que para um protocolo.
- Concerteza não podemos realizar o planejamento por essa imagem pois não temos idéia da espessura óssea, mas olhando a altura óssea nos parece que temos osso em toda a maxila para a colocação de implantes, sejam eles curtos em alguma região ou com a utilização do levantamento do assoalho do seio maxilar com osteótomo de Summers (técnicas simples). Não me parece necessário nenhum tipo de ancoragem "extra-maxilar" como o túber/pterigóide ou o osso zigomático.
Gostaria que colocassem quais as características que devemos avaliar para escolher o tipo de prótese superior.
Abraço a todos e feliz páscoa.
Bom dia!!
ResponderExcluirAlgumas caracteristicas que devemos observar para escolha da prótese superior:
- Quantidade de suporte labial.
- Altura da linha de sorriso.
- Qualidade de higienização por parte do paciente.
Me surgiram essas por enquanto.
Abraço e feliz páscoa a todos!
Apenas sugeri esta possibilidade imaginando o caso de não haver espessura ossea para a colocação destes implantes posteriores com summers ou implantes curtos, ou seja uma alternativa, pois o desenho não me da certeza desta espessura.
ResponderExcluirabraço a todos e feliz páscoa.